O desligamente inesperado de um computador ou notebook além de deixar uma pessoa muito nervosa pode ocasionar perda de dados de um documento, planilha ou até de um sistema.
Várias coisas podem fazer um equipamento desligar, desde uma falha de sistema ou hardware (peças, memórias ou placa mãe), até uma configuração incorereta do sistema operacional ou uma parte elétrica do local com problema.
É necessário verificar primeiramente se o computador possui um estabilizador que ajuda o mesmo não desligar nos casos de pico de energia. Um No Break também é uma boa opção nos casos de variação ou falta de energia. No caso de notebook é preciso verificar se a fonte de alimentação está com a voltagem e tensão correta. O ideal é utilizar uma fonte original do fabricante.
Verificado a parte física deve-se atentar para o sistema operacional. Em caso de alto processamento a temperatura do equipamento pode se elevar e um prevenção automáticá de segurança para que o equipamneto não queime é o desligamento imediato. Pode isso deve ser analisado quais processos e programas estão sendo executados e como está o consumo de processamento e memória.
Uma coisa que também pode estar ligado ao desligamento de um computador ou notebook é a sujeira e falta de pasta térmica. O acumulo de sujeira pode impedir que o ar quente do processador saia do equipamento fazendo que a alta temperatura desligue o equipamento. Para esse casos é necessário uma limpeza interna e troca da pasta térmica do processador.